Constelação Familiar
Abordagem terapêutica projetada para ajudar a família ou relacionamento.
Constelação Familiar
É uma abordagem que considera todo o sistema, focando no equilíbrio entre os membros da família. Dá lugar a todos que pertencem ao sistema familiar de forma apropriada, com igual direito de pertencimento. Depois de se perguntar o que é Constelação Familiar, você deve se perguntar estar se perguntando como funciona.
É um método de grande eficácia, pois a integração é instantânea ao reconhecermos o que foi excluído por nós ou por nossos antepassados. Então, basta que um dos membros da família seja cliente e o reflexo é capaz de organizar toda a linhagem. Por isso, participar regularmente de atendimentos com Constelação Familiar amplia no paciente a visão de mundo. Também auxilia no esclarecimento sobre forças que atuam no inconsciente e que impedem ou contribuem para o propósito de vida. Logo, as questões do dia a dia que incomodam – sejam elas afetivas, de saúde ou profissionais – rapidamente se normalizam. Reconhecer o próprio pertencimento é a fonte da grande alegria.
As Leis Universais
Algumas leis universais foram trazidas à luz e Bert Hellinger, autor e divulgador dessas leis, diz que assim podemos ver onde “o amor” do paciente está focado. São elas:
A lei do pertencimento
Em um determinado grupo, todos que a ele pertencem tem igual direito de pertencimento. A exclusão provocada de qualquer um dos membros causará um rearranjo no grupo de modo que o membro excluído seja honrado. Essa exclusão é, na maior parte das vezes, a causa dos problemas – sejam eles afetivos, de saúde, profissionais ou financeiros.
A hierarquia
Em determinado grupo, aquele que chegou primeiro deve ser considerado como existente e ter o seu lugar preservado. Considera-se aqui os primogênitos, vivos ou mortos, o primeiro casamento, mesmo que desfeito, ou os fundadores de uma sociedade. Todos os que pertenceram ou pertencem devem ser honrados em sua posição por ordem de chegada.
O equilíbrio entre o dar e receber
Em toda a relação deve existir uma paridade entre o que um dá e o outro dá. Seja a qualidade dessa doação boa ou má. Caso um dos membros doe mais do que o outro, aquele que recebeu mais tende a se afastar, pois de um determinado ponto em diante não pode mais retribuir. A única relação onde não pode haver paridade é na relação de pais e filhos, pois os filhos jamais poderão retribuir aos pais algo tão grande como a vida que lhes foi dada.
Conheça as diferentes abordagens da terapia:
Constelação Familiar Individual
Constelação Familiar em Grupo
Constelação Online
Interessado?
Preencha o formulário ao lado que entraremos em contato.