Single Blog

Um caso de estudo – Constelação Familiar em Grupo.

Estudo-Caso-1-Nov-1024x554
Separamos um caso real de constelação familiar em grupo que aconteceu no consultório, para que possamos mostrar a todos as etapas do nosso processo de terapia. A angústia do paciente. A identificação do problema. A cura. Mantivemos os nomes ocultos para preservarmos a identidade de nossos pacientes. Mas o caso é impressionante…
A cliente me procura solicitando uma Constelação Familiar em Grupo, marcamos, e no dia agendado ela me diz, quando indagada por mim qual era a sua questão, ela fala que com constância tinha a intuição de um perigo iminente de sua filha pequena ser abusada.
Início o movimento da Constelação solicitando que a cliente posicione um representante para sua filha e outro para o abusador. A cliente coloca o abusador de frente para a filha. Quando pergunto porque ela não o colocou fora da sala ou de costas para a filha, ela percebe imediatamente que a questão vai muito além de sua capacidade cognitiva de lidar com o assunto e ela traz à consciência sua permissividade inconsciente. A representante da filha logo se senta no chão mostrando sinais de se sentir acuada. Não permito que a cliente mova novamente os representantes como desejava, em vez disso, peço que ela escolha um representante para ela ou ela mesma se coloque na Constelação. A cliente escolhe se posicionar ela mesma e se agacha junto da filha, protegendo-a.
Rapidamente o abusador é identificado como parte da família materna, fazendeiros que exercitavam maus tratos com os serviçais, desde muitas gerações atrás, talvez o avô, bisavô, tataravô, que desde a época dos escravos os torturava com sofrimentos diversos. Após o reconhecimento e a reverencia aos excluídos também uma morte precoce foi localizada próxima a avó, morte esta, já parte da reparação aos excluídos ou subjugados  do passado.
Próximo ao fechamento da Constelação com a cliente e sua filha já tendo se movimentado em direção aos pais e avós, a cliente comenta que a barbárie maior vem da linha paterna. Posiciono como representante da linhagem paterna, um homem, que já se percebia no campo da Constelação e se apresenta totalmente acima do bem do mal, intocável. Todos os demais representantes se irritaram com a presença dele com exceção do abusador da linhagem materna que se identificava com ele. O novo perpetrador se sentia imune parecia não se render à movimentação daqueles que sofreram com seus abusos. Não queria se render a nada. Deita-se como morto e permanece.
O representante sente que também ele foi assassinado em um ataque à faca pelas costas e pede para sair do papel de representação.
Neste momento a força do Campo da Constelação se mostra com toda a sua graça e pujança: Ao pular e se movimentar para sair do papel, o representante já se julgando fora da representação se jogou de costas nas almofadas e bateu a cabeça na estante atrás cortando a cabeça. A cliente, em total sincronia com o evento, foi quem o socorreu estancando o sangue da ferida aberta e o levou para o hospital onde seis pontos foram necessários. A reconciliação neste trabalho se deu de forma total e explícita a cura se espalha de forma intangível e permanente por muitas gerações. A própria cliente inclusive em dez dias, pessoalmente retira os pontos da cabeça do representante do abusador, selando a cura.
Quinze dias após, a cliente me envia uma mensagem: “Esta semana um segredo muito significativo foi revelado na minha família. Tenho certeza que a Constelação que trouxe. Muito difícil mas tenho certeza que estão sendo limpezas lindas.”
A cada cliente, um novo trabalho de movimento em direção ao amor, à união e à alegria.
Não deixe a angústia tomar conta de você e sua vida. Entre em contato com a gente.

Comments (0)

Publique um comentário

Copyright © Virgínia Portugal - Constelação Familiar - Cel: +55 21 98787-0606

Desenvolvido por Luciana Leme