Single Blog

Constelação Familiar – O que é?

É terapia?

treeoflife

 

Sim, a Constelação é um método terapêutico, mas bem diferente de métodos tradicionais, a Constelação Familiar dirige a atenção para o que está oculto em um sistema. Pode ser este sistema, uma família, uma organização, uma empresa, um grupo de trabalho ou esportivo.

Sempre que há conflito ou insucesso de toda forma, como doença, problemas afetivos, perdas financeiras, algo no campo energético daquele sistema está sendo negligenciado, só que na maior parte das vezes isso não é tão facilmente detectado por terapias cognitivas. Assim, muitos terapeutas das mais diversas áreas indicam o método da Constelação Familiar para que algo específico seja solucionado.

E como isso acontece? A Constelação Familiar ou Organizacional geralmente é feita em um grupo de pessoas, conduzida por terapeuta devidamente habilitado a conduzir o processo, que seleciona algumas pessoas para que representem a questão trazida pelo cliente. Como exemplo, se o cliente relata um imenso medo de andar de elevador, o terapeuta, se considerar adequado, pode escolher uma pessoa para representar o medo do cliente e outra para representar o elevador e a partir da observação atenta do facilitador da Constelação e dos movimentos e expressões inconscientes desses representantes, aos poucos,acontece a revelação de onde situa-se o nó a ser desatado nesse emaranhamento, que devidamente reverenciado se desfaz.

passaros-1-300x290Todos pertencemos a um campo, como os pássaros que voam em bando em uma certa direção, às vezes transportando-se em uníssono por milhares de quilômetros, também nós seres humanos, assim como todos os seres,pertencemos a campos morfogeneticos, que nos guiam. Segundo Rupert Sheldrake, biólogo inglês que os definiu, a natureza possui uma memória própria, que permeia todos os seres ecada indivíduo ressoa e influencia alterando permanentemente todos os demais.

Bert Hellinger, o criador da Constelação Familiar, ao observar os campos morfogeneticos, anteriormente identificados por Sheldrake, descobriu as leis que regem os indivíduos e os grupos e percebeu que a sobrevivência do grupo se sobrepõe a do indivíduo. Desajuste de relacionamento, questão de saúde ou desequilíbrio financeiro de um ou mais indivíduos pretende reorganizar naturalmente aquele sistema, honrando alguma exclusão, mesmo que para isso haja sacrifício do indivíduo. Todos estamos a serviço da vida e todos os seres pertencem ao campo da mesma forma. Do campo nada escapa.

A Constelação Familiar é um método simples, profundo e revelador que traz clareza ao que acontece no sistema do cliente, reverencia com amor o que antes estava separado e propicia a recondução ao ritmo natural da vida.
Bem-vindo, você pertence!

Virginia Portugal
Arquiteta com especialização em Shopping Center
Treinada em Constelação Familiar pelo Hellinger_institut Landshut de Lorenz Wiest
Participa de treinamentos com Bert Hellinger desde 1999
Em treinamento em Somatic Experience de Peter Levine
Deeksha Giver iniciada na Oneness University na Índia.

Comments ()

Publique um comentário